PLANO DE AULA
PONTIFÍCIA
UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
EDUCAÇÃO
FÍSICA - LICENCIATURA
4º ao 6º anos
do Ensino Fundamental de nove a onze anos
Professor:
Stheffany K.A. de Souza e Sueli
Figueiredo
Disciplina:
Educação Física - Licenciatura
Tema: Judô
– Imobilização/Projeção
|
Data: 07/06/2013
Horario: 11h10min
Tempo: 50 min.
|
|||
Objetivo Geral: Trabalhar
com os alunos movimentos associados a imolização/projeção.
|
Conhecimentos
prévios dos estudantes: domínio das ações motoras de locomoção.
|
|||
|
Descrição
|
|||
Objetivos Específicos
|
- Trabalhar a
lateralidade da criança, coordenação motora, resistência e atenção.
-
Construir outras possibilidades de movimentar-se corporalmente, reelaborando
as práticas vivenciadas, com apoio dos professores e dos colegas
- Resolver as situações de conflito surgidas
com os colegas na realização das práticas corporais, por meio do diálogo.
-
Participar de práticas corporais que possibilitem o reconhecimento do corpo
como meio de comunicação, de expressão e de atuação nas relações sociais
|
|
||
Conteúdos
|
Imobilização/Projeção
|
|||
Procedimentos Metodológicos
|
Aquecimento
(10 min.):
Varrendo
para o lado
A professora iniciará a aula fazendo uma
dramatização com os alunos, eles terão que imaginar que estão em suas casa, e
essas casas estão muito sujas, então os alunos terão que limpa-las, fazendo
com a permas movimentos de como se estivessem varrendo, darão dois passos
laterais e farão um chutinho para o lado arrastando o pé. Em seguida farão
duplas, a dupla ficará um de frente para o outro,de mãos dadas, e continuarão
fazendo o movimento de varrer, so que agora um de cada vez, farão o movimento
3 vezes para cada lado. Após isso ele irão complementar o movimento de
varrer, com os dois passos laterais com o chutinho, só que agora seu pé que
irá chutar, encostará no pé (tornozelo) de seu colega fazendo uma leve impusão
na perna.
Aula propriamente dita (30 min.)
Pega-Rabo
A professora
iniciará a atividade dando uma folha de jornal para cada aluno. Os alunos
irão fazer um “rabo” com esse jornal. A professora pedirá aos alunos que
eles escolham um animal que tenha
rabo, e cada aluno será um animal. Sendo “animais”, eles terão que colacar o
rabo na parte posterior do corpo, sendo de preferência por dentro da calça, uma
parte terá que ficar para fora, e terão que imitar a forma com que seu animal
anda. Seguindo assim, a professora elegerá um pegador, e este terá que roubar
os rabos dos “animais”, mais so poderá caminhar de quatro apoios ou
rastejando, e os “animais” terão que fugir e do pegador conforme o geito que
cada um se locomove. Quando um o pegador roubar o rabo de um “animal”, este
ficrá desprotegido, e sendo assim o pegador imobilizará o “animal” no chão,
de qualquer forma, pode ser abraçando, segurando forte, não será necessário ter
uma tecnica específica, ele terá que manter o “animal” imobilizado por 15
segundos, caso o “animal” consiga escapar durante os 15 segundos ele ganhará
seu rabo novamente, caso não consiga ele vira pegador também.
Volta a calma (10 min.)
- Realizar alongamento, sendo dois exercícios para
membros inferiores, dois para membros superiores, dois para tronco. Em
seguida realizar um breve "discussão" entre alunos e professora
sobre a aula.
|
|
||
Avaliação
da aula e dos objetivos
|
Avaliação individual de 2 crianças.
Observação dos aspectos cognitivo, motor e social.
|
|
||
Materiais
|
-
Sala
que contenha tatâme
|
|||
Referencias
|
www.blogspot.com∕licenciaturaatake
Autor: Roza, Antonio
Francisco Cor33deiro. Judô infantil: Uma brincadeira séria. 2010.
|
|||
Nenhum comentário:
Postar um comentário