terça-feira, 25 de junho de 2013

 PLANO DE AULA
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA

 4º ao 6º anos do Ensino Fundamental de nove a onze anos

Professor:  Stheffany K.A. de Souza e Sueli Figueiredo

Disciplina: Educação Física - Licenciatura

Tema: Judô – Imobilização/Projeção

Data: 07/06/2013

Horario: 11h10min

Tempo:  50 min.

            Objetivo Geral: Trabalhar com os alunos movimentos associados a imolização/projeção.



Conhecimentos prévios dos estudantes: domínio das ações motoras de locomoção.

Descrição

Objetivos         Específicos


- Trabalhar a lateralidade da criança, coordenação motora, resistência e atenção.

- Construir outras possibilidades de movimentar-se corporalmente, reelaborando as práticas vivenciadas, com apoio dos professores e dos colegas

-  Resolver as situações de conflito surgidas com os colegas na realização das práticas corporais, por meio do diálogo.

- Participar de práticas corporais que possibilitem o reconhecimento do corpo como meio de comunicação, de expressão e de atuação nas relações sociais



Conteúdos

Imobilização/Projeção




Procedimentos Metodológicos


Aquecimento (10 min.):


Varrendo para o lado

A professora iniciará a aula fazendo uma dramatização com os alunos, eles terão que imaginar que estão em suas casa, e essas casas estão muito sujas, então os alunos terão que limpa-las, fazendo com a permas movimentos de como se estivessem varrendo, darão dois passos laterais e farão um chutinho para o lado arrastando o pé. Em seguida farão duplas, a dupla ficará um de frente para o outro,de mãos dadas, e continuarão fazendo o movimento de varrer, so que agora um de cada vez, farão o movimento 3 vezes para cada lado. Após isso ele irão complementar o movimento de varrer, com os dois passos laterais com o chutinho, só que agora seu pé que irá chutar, encostará no pé (tornozelo) de seu colega fazendo uma leve impusão na perna.


Aula propriamente dita (30 min.)

Pega-Rabo
A professora iniciará a atividade dando uma folha de jornal para cada aluno. Os alunos irão fazer um “rabo” com esse jornal. A professora pedirá aos alunos que eles  escolham um animal que tenha rabo, e cada aluno será um animal. Sendo “animais”, eles terão que colacar o rabo na parte posterior do corpo, sendo de preferência por dentro da calça, uma parte terá que ficar para fora, e terão que imitar a forma com que seu animal anda. Seguindo assim, a professora elegerá um pegador, e este terá que roubar os rabos dos “animais”, mais so poderá caminhar de quatro apoios ou rastejando, e os “animais” terão que fugir e do pegador conforme o geito que cada um se locomove. Quando um o pegador roubar o rabo de um “animal”, este ficrá desprotegido, e sendo assim o pegador imobilizará o “animal” no chão, de qualquer forma, pode ser abraçando, segurando forte, não será necessário ter uma tecnica específica, ele terá que manter o “animal” imobilizado por 15 segundos, caso o “animal” consiga escapar durante os 15 segundos ele ganhará seu rabo novamente, caso não consiga ele vira pegador também.
                    
Volta a calma (10 min.)


- Realizar alongamento, sendo dois exercícios para membros inferiores, dois para membros superiores, dois para tronco. Em seguida realizar um breve "discussão" entre alunos e professora sobre a aula.






 

Avaliação da aula e dos objetivos

Avaliação individual de 2 crianças. Observação dos aspectos cognitivo, motor e social.

Materiais



-       Sala que contenha tatâme

Referencias

 

www.blogspot.com∕licenciaturaatake

Autor: Roza, Antonio Francisco Cor33deiro. Judô infantil: Uma brincadeira séria. 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário